Polícia apreende mais de R$ 100 milhões, aeronaves e toneladas de cocaína
A ação policial foi deflagrada em treze estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina, nesta terça-feira (18), onde foram cumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão; 20 prisões preventivas e 30 prisões temporárias. Os agentes ainda apreenderam cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis ligados ao grupo criminoso que exportava cocaína para países da Europa.
Segundo a Polícia Federal, quatro organizações criminosas autônomas, atuavam em conexão, na exportação de drogas para a Europa por meio de portos marítimos e de aviões.
A primeira célula do grupo, estabelecida na cidade de São Paulo (SP), recebia o pó na fronteira do Brasil com o Paraguai e distribuía no atacado para organizações criminosas estabelecidas no Brasil e no exterior.
A segunda, centralizada em Campinas (SP), distribuía a mercadoria para a Europa.
A terceira, em Recife (PE), integrada por empresários do setor de transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão, era encarregada da logística de transporte rodoviário da droga e armazenamento de carga em contêineres para ser exportada pelos portos.