PF investiga embarque de cocaína pelos portos catarinenses
A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, além de oito mandados de busca e apreensão em Itajaí, Navegantes e Xaxim, em Santa Catarina, nesta terça-feira (6). Os alvos são “empresários” envolvidos com o tráfico internacional de drogas. Segundo a PF, a cocaína era despachada para Europa pelos portos catarinenses. Servidores da Receita Federal também participaram da ação.
A investigação iniciou em outubro de 2018 após a apreensão de um container contendo 932 kg de cocaína, no Porto de Santos (SP). A droga seria enviada à Bélgica. Ela teria sido embarcada em meio a uma carga de madeira no Porto de Navegantes, SC.
Em dezembro do ano seguinte, os agentes apreenderam mais meia tonelada de cocaína no terminal portuário de Navegantes.
Três meses depois, mais 114 kg de cocaína foram descobertos por servidores da Receita Federal durante uma inspeção de rotina no Porto de Itajaí. A droga aguardava o embarque em um container. O destino era a Europa.
A Polícia concluiu que os carregamentos chegavam nos terminais portuários em carretas e o embarque dos contêineres era facilitado por alguns funcionários portuários.