Polícia realiza em Santa Catarina a maior apreensão de drogas sintéticas no país
Policiais federais e civis, com o apoio de patrulheiros rodoviários federais, deflagraram a Operação Psy Trance na manhã de hoje (27) e desarticularam uma organização criminosa que fabricava, distribuía e comercializava droga sintética no estado. Além de um laboratório, possivelmente para a fabricação de ecstasy em Rio dos Cedros (SC), uma empresa que atua com produtos químicos em Joinville (SC) também é alvo da investigação.
No total, foram apreendidos 35kg de MDMA – princípio ativo do ecstasy – suficiente para produzir 300 mil comprimidos de ecstasy. Se todo o entorpecente fosse vendido, renderia a quadrilha cerca de R$ 18 milhões.
De acordo com a Polícia Federal, dados preliminares apontam que esta operação pode ser a maior em volume de apreensão de droga sintética pela PF já realizada no país.
Cerca de 50 policiais cumpriram quinze mandados de busca e apreensão nas cidades catarinenses de Camboriú, Balneário Camboriú, Joinville, Rio dos Cedros e Anitápolis.
Já na noite anterior, os agentes capturaram cinco pessoas, sendo duas as principais integrantes da organização, com grande quantidade de MDMA no laboratório, em Rio dos Cedros.
Além do tráfico, a PF vai apurar o envolvimento de empresas de químicos que forneciam os insumos à associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Todos os envolvidos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico na Delegacia da Polícia Federal em Balneário Camboriú.